sábado, 13 de agosto de 2011

Sujeitar a Deus e resistir ao diabo

“Sujeitai-vos a Deus; resisti ao diabo, e ele fugirá de vós” (Tiago 4:7).
As duas palavras que Tiago usa para admoestar os cristãos em sua caminhada -

Sujeitar e resistir - ambas envolvem a ação. Isso não deveria ser surpreendente.
Anteriormente Tiago elogiou uma fé ativa, enquanto condenou uma fé passiva.

Quanto à fé ativa, ele disse: “Mostre-me a tua fé sem as obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras” (Tiago 2:18). Mais adiante, ele disse, “Vedes, então, que o homem é justificado pelas obras e não somente pela fé” (Tiago 2:24).

Quanto a fé passiva, Tiago nos diz que “a fé, se não tiver obras, é morta em si mesma” (Tiago 2:17), e “como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta” (Tiago 2:26). Ele ridiculariza a idéia de “fé somente” quando ele diz: “Você crê que Deus é um só. Fazes bem; os demônios crêem e tremem” (Tiago 2:19).
Então ao invés de ser passivo, é preciso ser ativo – submeter a Deus e resistir ao diabo. Nós nos submetemos a Deus através da obediência, assim como Jesus, humildemente se submeteu à vontade do Pai, ”tornando-se obediente até à morte, e morte de cruz”(Filipenses 2:8). Resistimos ao diabo por ambos; fugindo do pecado (1 Coríntios 6:18, 2 Timóteo 2:22) e vencendo a tentação (1 Coríntios 10:13).


Devemos entender quem o diabo é. Ele “anda em derredor, como leão que ruge, procurando alguém para devorar” (1 Pedro 5:8). O que acontece se a presa de um leão se senta e não está tentando evitar ou combater o leão? O leão vai pega-lo e matá-lo o tempo todo.
Nós temos sido avisados. O diabo quer nos destruir. Mas Deus quer nos salvar. Então o que devemos fazer? Sujeitar a Deus e resistir ao diabo.

Pr. Aldenir Araújo
Fonte: Sermão Online

Um comentário:

Super Blog disse...

Olá, Chrísna Lima. Estava pesquisando um texto bíblico e encontrei seu blog que por sinal é muito lindo. Amei seu blog... Achei o máximo estes peixinhos.. como faço para colocá-lo em meu blog? Vc poderia me ceder uns filhotes? leioadorno.dez@gmail.com ou adorno.ceu@hotmail.com

Grato,
Jumar Adorno
Bahia, Brasil

Deus te abençoe!