segunda-feira, 22 de outubro de 2012

O MILAGRE EM LUGAR DAS MIGALHAS

O Milagre em Lugar das Migalhas


Atos 3:1-9

1 - E PEDRO e João subiam juntos ao templo à hora da oração, a nona. 2 - E era trazido um homem que desde o ventre de sua mãe era coxo, o qual todos os dias punham à porta do templo, chamada Formosa, para pedir esmola aos que entravam. 3 - O qual, vendo a Pedro e a João que iam entrando no templo, pediu que lhe dessem uma esmola. 4 - E Pedro, com João, fitando os olhos nele, disse: Olha para nós. 5 - E olhou para eles, esperando receber deles alguma coisa. 6 - E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda. 7 - E, tomando-o pela mão direita, o levantou, e logo os seus pés e artelhos se firmaram. 8 - E, saltando ele, pôs-se em pé, e andou, e entrou com eles no templo, andando, e saltando, e louvando a Deus. 9 - E todo o povo o viu andar e louvar a Deus;

O médico Lucas inicia o capítulo 3 de Atos dos apóstolos relatando acerca de um certo homem, coxo como tantos, miserável como tantos, pobre como tantos, desprezado como tantos,...

Este homem ia todos os dias a porta do templo para realizar a única atividade que lhe restara (pedir esmolas), todos os dias o levavam e o depositavam na porta do templo, a imponente porta chamada “A formosa”  talvez por ser feita de bronze coríntio fosse assim chamada. Por aquela mesma porta passavam os sacerdotes, os levitas, os doutores da lei... Até permitiam que aquele coxo esmolasse ali, talvez para demonstrarem que tinham compaixão.

O homem coxo esperava sempre receber daqueles que por ali passavam uma pequena esmola, talvez uma moeda de pequeno valor, pois é o que se espera de quem dá esmola: o menor valor encontrado no alforje ou na carteira... Talvez fosse esse mesmo valor que ele esperava receber de Pedro e João, mas, para sua aparente infelicidade, eles também eram pobres e não tinham nenhuma moedinha para lhe darem de esmola, entretanto, para sua real felicidade aqueles dois homens tinham algo para lhe dar que mudaria sua vida para sempre.

Eles não tinham a esmola (migalha) que aquele homem esperava receber, mas, tinham o milagre que ele de fato precisava.

Quais as lições desse texto para nós como igreja hoje?

1º, aquele homem tinha um problema que o afligia desde a infância, e, por achar que ninguém poderia ou até mesmo ninguém queria ajudá-lo ( pois por nascer assim os judeus o consideravam pecador  e o consideravam digno do sofrimento que vivia  Jo. 9:1,2). Por causa disso ele tomou duas infelizes decisões:

A) Fez do seu problema um ofício V.2
B) Passou a depender da piedade dos outros V.3

Não muito diferente disso, muitos, nos dias de hoje, inclusive crentes, estão fazendo das suas dificuldades um artifício para convencer os outros a os ajudarem, apelando às vezes para longas choradeiras e testemunhos tristes nas igrejas para serem ajudados pelos irmãos.

2º, Assim como os sacerdotes que permitiam que os coxos, cegos e aleijados, etc... Pedissem esmolas na porta do templo, mas, não se preocupavam com a sua real situação, assim também o faz a igreja hoje:

a) Convida as pessoas para irem a igreja e até as recebe...

b) Não se preocupa em discipulá-las,  ou não tem tempo para isso, ou seja, não se preocupa que elas continuem cegas, coxas ou aleijadas espiritualmente.

3º, O cego buscava todos os dias ganhar o seu sustento, esmolas, ou migalhas que o ajudariam nas suas necessidades materiais, talvez até conseguisse algumas moedinhas, entretanto, não encontrava para sua vida nenhum sentido espiritual:

a) Muitos estão buscando estão buscando todos os dias, sem falta, ganhar sua vida, para suprir suas necessidades matérias, mas, por outro lado, vivem uma vida espiritual sem esperanças.

b) Outros olham para o céu buscando ajuda, mas não sabem de fato o que querem. V. 5

4º, Pedro não tinha ouro nem prata, mas ele tinha em suas mãos o milagre e Pedro confiava naquilo que tinha.
-Muitos têm a sua disposição o milagre, todavia, preferem ficar esperando por esmolas “migalhas”

5º, Pedro clamou pelo nome no qual confiava e proferiu a palavra profética. ( V. 6b ),  Contudo, em seguida agarrou o coxo pela mão e o ajudou a levantar-se (V. 7 )

-Você e sua igreja têm ajudado o “doente” a levantar-se?  O têm tomado pela mão?  Ou têm ficado apenas nas palavras?

6º, o coxo em questão, esperava por alguma migalha, uma pequena esmola já o satisfaria, porém glorificou a Deus pelo milagre da cura da sua deficiência:

- Você estará pronto para glorificar a Deus quando na sua vida vier o milagre em lugar das migalhas?

Pois, as escrituras sagradas me dão a expectativa que tudo que tenhamos conseguido conquistar até aqui ainda são migalhas perto do que o Senhor Jesus tem preparado para nós!

Que Deus vos abençoe e vos ajude a tomar sábias decisões!
 
 
Autor: Pr. Roberto Basílio

DICAS PARA UM CASAMENTO FELIZ

12 Dicas Para um Casamento Feliz


Felicidade na vida a dois

 

Pesquisas científicas concluíram que a paixão tem prazo de validade, com duração de aproximadamente dois anos. Seria o tempo biológico para o casal se desejar euforicamente, fazer sexo e procriar.


O problema é que depois do turbilhão químico que inunda o cérebro com hormônios e substâncias prazerosas, o corpo e a mente voltam ao normal. O príncipe ao seu lado se transforma, ou seja, você agora o enxerga como ele realmente é: um sapo com defeitos e manias, algumas delas, insuportáveis.


E se o casamento aconteceu em meio a paixão? Como construir e manter um relacionamento duradouro com amor, essa ligação tão íntima e cúmplice, por anos ou décadas? Veja a seguir doze dicas que podem fazer você refletir sobre seu atual relacionamento, descobrir fraquezas nas vivências passadas ou se preparar para uma futura relação.

1- Alimente a paixão no casamento

Alimente a paixão em seu casamento. Com atitudes conscientes, tente criar na vida de vocês o mesmo clima de encantamento que impulsionou a paixão da primeira vez. Apaixone-se quantas vezes forem necessárias. Quanto mais você se sente encantada pelo parceiro, mais você se sentirá próxima e íntima dele.

2 - Lembre-se dos bons tempos

Trate o seu parceiro como você fazia no início do relacionamento, valorizando muito mais as qualidades do que os defeitos. Faça uma lista de todas as coisas que vocês fizeram juntos desde o início do casamento e acrescente novas fantasias e coisas que ainda querem fazer. E não se esqueça de planejar para que esses desejos realmente sejam colocados em prática.

3 - Valorize os momentos juntos

Os momentos a dois devem ter qualidade. Aproveite o tempo que vocês passam em casa para curtir a presença do seu amor. Treine sua mente para pensar no aqui agora e não somente no trabalho. Inclua seu marido nas atividades do dia a dia, como levar seu cachorro ao veterinário ou mudar de posição os móveis da sala. Uma reforma na casa também é uma boa oportunidade para aproximar o casal e envolvê-lo em decisões como a cor da tinta das paredes.

4 - Demonstre o seu amor

Ajude o seu parceiro a se sentir mais amado e seguro do seu amor. Estimule-o para que ele se expresse e mostre mais seus sentimentos em momentos de intimidade e romantismo, mas sem acusá-lo de não ser romântico. Faça elogios, aplauda-o, dê um abraço. Pequenos gestos e gentilezas se transformam em grandes expressões de carinho no dia a dia.

5 - Seja cúmplice do seu parceiro

Não tome decisões unilaterais, vocês dois formam uma dupla, uma sociedade em muitas situações, então ajam em conjunto. Assuma decisões junto com seu parceiro sobre grandes e pequenas coisas. Esteja disposta a cultivar o compromisso do casamento.

Substitua a culpa e a crítica por soluções e ternura. Resolvam os problemas juntos, sentem-se próximos, deem-se as mãos, toquem nas faces um do outro. Deem risada juntos de vocês mesmos ou assistam a uma comédia.

6 - Cuide da aparência

A atração física é fundamental no casamento, por isso, não descuide da aparência.

Dedique um tempo para você, faça exercícios físicos, cuide de sua dieta alimentar e componha um vestuário com a sua marca pessoal.

7 - Explore as afinidades

Quando os casais estão em crise no casamento, geralmente se focam apenas nas diferenças, enquanto os casais que estão apaixonados se focam nas semelhanças. Construa a compatibilidade planejando atividades relacionadas a interesses em comum. Façam juntos um curso de línguas ou fotografia, por exemplo.

8 - Não deixe o sexo em segundo plano

Não deixe que a correria do dia a dia comprometa os momentos de prazer do casal. Como qualquer atividade, o sexo requer tempo e criatividade.

9 - Preserve a individualidade

Ficar junto com seu amado é maravilhoso, mas cada um necessita fazer atividades sem o parceiro, como sair com os amigos. Afinal, a vida social fora do casamento continua.

10 - Curta a saudade

De vez em quando, fiquem um pouco longe um do outro. A expectativa do reencontro e a saudade podem proporcionar tanto prazer como o próprio reencontro.

11 - Não queira mudar o outro

Se você detecta que ainda existem atitudes ou características do seu parceiro que a incomodam, tente mudar algumas atitudes suas, além de sua forma de encarar tais situações. Com certeza, será muito mais fácil você mudar do que obrigar o outro a se transformar no modelo que persiste em sua mente.

12 - Reflita sobre o seu casamento

Reserve um tempo para refletir sobre o seu casamento, sobre a vida que está levando com o seu parceiro e se é assim que sonhava estar neste momento. Pense no que está bom e no que precisa melhorar. E tente mudar atitudes que possam estar atravancando o sucesso da relação.



*Artigo recebido por email sem identificação do autor

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

PRIMAVERA E FÉ

"A fé e ao amor que a primavera da esperança armazena para você no céu e que você já ouviu falar na Palavra da Verdade, o Evangelho." Colossenses 1:5 , NvI




É inicio de primavera, a estação do reflorescimento da flora e da fauna. No Brasil, comemora-se a Primavera austral que  tem inicio em 22 de Setembro e termina 21 de Dezembro. Moro no Nordeste do País, e nessa região, não percebemos claramente a chegada da estação, lamento! Mas no Sul e em alguns lugares do centro-oeste, é possível ver bem de perto os efeitos da nova estação: dias mais claros e longos, temperatura amena, desabrochar das flores com todas as cores e beleza. Primavera também é um bom período para o plantio, especialmente de milho e soja, a chegada da chuva ajuda a regar as plantações.


Primavera é sinônimo de esperança, é Deus renovando o que já parecia sem vida. Li tempos atrás, uma frase que dizia: "Quando Deus criou a esperança, era inicio de primavera". Primavera é assim como um largo sorriso que expressa a felicidade da existência.


Foi na Primavera que aconteceu a libertação dos israelitas do domínio de faraó, o nascimento de Isaac, após a promessa: "virei a vocês na primavera e Sara conceberá" Gn 18:14. A páscoa judaica é em meados da primavera e reserva lições essenciais sobre vida e morte, prisão e libertação, enfim sobre a necessidade de renascer para uma nova esperança em Cristo Jesus, o Cordeiro de Deus sacrificado na Páscoa, primavera judaica.


Fé tem muito a ver com primavera porque somente através da fé em um Deus que transforma é que enxergamos a beleza do futuro, quando em nosso presente, ainda é inverno daqueles bem frios e carregados de lama. Primavera é mais que uma estação, é estado de espírito, que não desanima diante das tempestades que varrem as sementes e as plantações. Mas elas brotam, em outro tempo e lugar, reservado por Deus, não se perdem. As plantações se vão, mas das raízes que não se foram renascem, na primavera.


O versículo que inicia esse artigo traz uma versão maravilhosa para Colossenses 1:5" A fé e ao amor que a primavera da esperança armazena para você no céu e que você já ouviu falar na Palavra da Verdade, o Evangelho." Colossenses 1:5  Que maravilha de promessa!! Essa é a melhor de todas as primaveras! A que está reservada para os que recebem a Palavra da Verdade no coração! 


Quando estiver triste, abatido, se sentindo solitário, humilhado. Ou quando estiver feliz, realizado, amado, acompanhado lembre-se: "Há uma primavera da esperança reservada para todos os que creem em Cristo Jesus! 


Essa primavera é eterna. Posso vê-la aqui no Nordeste ou em qualquer outro lugar que esteja.Viva a primavera!


Deus o abençoe.

| Autor: Wilma Rejane