terça-feira, 20 de novembro de 2007

Pq Ciúmes?


O Espírito do Senhor tem ciúmes
Autoria de Rodrigo Alves


“Ou cuidais vós que em vão diz a Escritura: O Espírito que em nós habita tem ciúmes?”
Tiago 4.5

Você deve estar meio confuso e se perguntando, como assim, o Espírito que habita em nós tem ciúmes, afinal de contas em I Corintios 13.4 a bíblia diz: “O amor não arde em ciúmes...”? Bem amados, a Palavra do Senhor é imutável e poderosa e jamais se contradiz, vejamos então o que Tiago, exorta-nos nessa passagem.

O ciúmes que Paulo fala em I Corintios 13, é um sentimento de desconfiança da pessoa amada, sentimento doentio que leva na maioria das vezes em rompimento de relacionamentos ou relacionamentos doentios, sentimento esse que é completamente prejudicial ao homem, visto que só traz a infelicidade e sentimentos maus ao coração.
Mas quando Tiago fala que o Espírito do Senhor que habitam em nós (I Corintios 6.19) tem ciúmes, ele está dizendo que o Espírito Santo tem zelo por nós, o Senhor não aceita dividir-nos com ninguém, somos propriedades exclusivas sua. Ele nos criou e nos resgatou, provando o quanto nos ama, e Ele não suporta ser “traído”.


A palavra traição é uma palavra bastante forte. Quando falamos em traição, lembramos logo de uma infidelidade no casamento, de um sócio que rouba, ou coisas semelhantes, mas a verdade é que o zelo (ciúmes) que Deus sente de nós, vai além de simplesmente adorarmos outros deuses, Deus sente ciúmes, por exemplo, quando tiramos mais tempo para nosso(a) morado(a) do que para Ele, quando temos mais prazer em assistir televisão do que orar ou ler a Bíblia. São nesses momentos que Deus se sente traído por nós.


Se formos um pouco adiante no contexto dessa palavra vamos encontrar o seguinte texto: “Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Limpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai o coração.” Vemos aqui que Deus exorta-nos a chegarmos mais próximo d’Ele, não importa o quanto você já é próximo, pois ainda poderá ser mais, desde que você queira e busque isso. Ele ordena que nos limpemos (Salmos 15.1-2), que sejamos puros ao nos aproximarmos d’Ele, jovem, jamais conseguiremos ser próximos de Deus sem antes limparmos as nossas mãos ou purificarmos o nosso coração (Tiago 4.8).

Se realmente desejamos ser íntimos do nosso Senhor, a anelamos por um relacionamento realmente profundo e sólido temos que entender bem essa palavra.

Nenhum comentário: