segunda-feira, 31 de maio de 2010

A inveja é a arma dos incompetentes


Inveja é um sentimento de aversão ao que o outro tem e a própria pessoa não tem. Este sentimento gera o desejo de ter exatamente o que a outra pessoa tem (pode ser tanto coisas materias como qualidades inerentes ao ser)e de tirar essa mesma coisa da pessoa, fazendo com que ela fique sem.


É um sentimento gerado pelo egocentrismo e pela soberba de querer ser maior e melhor que todos, não podendo suportar que outrem seja melhor.

A origem latina da palavra inveja é "invidere" que significa "não ver". Com o tempo essa definição foi perdendo o sentido e começado a ser usado ao lado da palavra cobiça, que culminou, então, no sentido que temos hoje.

Os indivíduos disputam poder, riquezas e status, aqueles que possuem tais atributos sofrem do sentimento da inveja alheia dos que não possuem, que almejariam ter tais atributos. Isso em psicologia é denominado formação reativa: que é um mecanismo de defesa dos mais "fracos" contra os mais "fortes". (fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Inveja)


Entretanto, quero direcionar esse artigo a todos aqueles que tem manifestado esse terrível sentimento e:

1. Quando você manifesta a inveja, ocupa uma boa parte de seus pensamentos, palavras e tempo, gerando esse sentimento tão pobre e mesquinho, e se dá ao trabalho de dirigi-lo a alguém.

2. A inveja, se mostrando um sentimento vil, tem se transformado em um termômetro do sucesso e competência daquele a quem ela é dirigida. Já diz um ditado popular que não se atira pedras em árvores que não dão frutos.

3. Quem sofre a inveja se torna partícipe das aflições de Cristo, que também foi invejado.

4. Quem sofre a inveja se aproxima Deus, pois quando sofre com a inveja, é vendido pelos meus irmãos, mas Deus não lhe abandona.

5 Aquele que manifesta a inveja, se candidata ao cargo de Hamã, como puxador de cavalo para Mordekai, mais cedo ou mais tarde esse sentimento vai levá-lo a isso. Agora imagina onde a pessoa que sofre com tal sentimento vai estar assentado!?

6. Tal sentimento fortalece mais ainda a pessoa que está sofrendo. Crente fiel é igual a ovos, quanto mais bate, mais cresce.


Querido, as pessoas não tem que estar fazendo a obra de Deus da mesma forma que você ou outro faz, como numa linha de produção. Só pra agradar alguém ou barganhar uma posição mais elevada junto à liderança da igreja. Elas podem cumprir o ide do Mestre da forma que Ele lhes direcionar. O problema é que muitos não sabem conviver com as diferenças. Observe o texto abaixo:

E João lhe respondeu, dizendo: Mestre, vimos um que em teu nome expulsava demônios, o qual não nos segue; e nós lho proibimos, porque não nos segue. Jesus, porém, disse: Não lho proibais; porque ninguém há que faça milagre em meu nome e possa logo falar mal de mim. Porque quem não é contra nós, é por nós. (MC 9:38,39)

Quer queiram ou não, os crentes fieis vão continuar fazendo a obra de Deus para glória do nome do Senhor. Não adianta tentar impedir seu progresso , perguntando se o irmão pode pregar aqui ou ali como se fosse indigno de assumir os púlpitos de nossas igrejas. Possivelmente, o irmão que está sofrendo a inveja, tem a ficha limpa diante do Senhor, ama a esposa, procura ser um bom pai, e antes de tudo, procura ser fiel a Deus. Lembre-se de uma coisa, se a porta fechar em um lugar, Deus abre em outro. Nesse momento valem as palavras de Jonh Wesley, "meu púlpito é o mundo".


O que a Bíblia diz sobre a inveja.

Existem 27 referências sobre a inveja, 13 no velho testamento e 14 no novo.

A inveja corrói o homem até a morte

GN 30:1 VENDO Raquel que não dava filhos a Jacó, teve inveja de sua irmã, e disse a Jacó: Dá-me filhos, se não morro.

A inveja é podridão dos ossos - doença

PV 14:30 O sentimento sadio é vida para o corpo, mas a inveja é podridão para os ossos.

A inveja é uma fera difícil de se enfrentar

PV 27:4 O furor é cruel e a ira impetuosa, mas quem poderá enfrentar a inveja?

A inveja vem da observação do trabalho e sucesso alheio e é vaidade

EC 4:4 Também vi eu que todo o trabalho, e toda a destreza em obras, traz ao homem a inveja do seu próximo. Também isto é vaidade e aflição de espírito.

Deus tratará com o invejoso

EZ 35:11 Portanto, vivo eu, diz o Senhor DEUS, que procederei conforme a tua ira, e conforme a tua inveja, de que usaste, no teu ódio contra eles; e me farei conhecer entre eles, quando te julgar.

Até Jesus sofreu com a inveja

MT 27:18 Porque sabia que por inveja o haviam entregado.

O invejoso está contaminado no coração

(Marcos 7:21,22) - Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios, os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. (Marcos 7:23) - Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem.

A inveja pode ser manifesta por aqueles que deveriam ser santos

MC 15:10 Porque ele bem sabia que por inveja os principais dos sacerdotes o tinham entregado.

AT 5:17 E, levantando-se o sumo sacerdote, e todos os que estavam com ele (e eram eles da seita dos saduceus), encheram-se de inveja,

A inveja prejudica o irmão, nos faz vende-lo como escravo barato ao pecado.

AT 7:9 E os patriarcas, movidos de inveja, venderam José para o Egito; mas Deus era com ele.

A inveja pode nos levar a blasfemar e a se levantar contra os servos de Deus

AT 13:45 Então os judeus, vendo a multidão, encheram-se de inveja e, blasfemando, contradiziam o que Paulo falava.

AT 17:5 Mas os judeus desobedientes, movidos de inveja, tomaram consigo alguns homens perversos, dentre os vadios e, ajuntando o povo, alvoroçaram a cidade, e assaltando a casa de Jasom, procuravam trazê-los para junto do povo.

O invejoso não tem o conhecimento de Deus

(Romanos 1:28,29) - E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm; Estando cheios de toda a iniqüidade, prostituição, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade;

Conselho da Bíblia sobre a inveja

RM 13:13 Andemos honestamente, como de dia; não em glutonarias, nem em bebedeiras, nem em desonestidades, nem em dissoluções, nem em contendas e inveja.

A inveja denota a carnalidade

1CO 3:3 Porque ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois porventura carnais, e não andais segundo os homens?


A inveja tem ministério próprio.

FP 1:15 Verdade é que também alguns pregam a Cristo por inveja e porfia, mas outros de boa vontade;

A inveja é coisa do passado, de quando éramos perdidos

TT 3:3 Porque também nós éramos noutro tempo insensatos, desobedientes, extraviados, servindo a várias concupiscências e deleites, vivendo em malícia e inveja, odiosos, odiando-nos uns aos outros.

Os invejosos trazem perturbação e executam a obra perversa de satanás.

TG 3:14 Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade.

TG 3:16 Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa.


Frases sobre Inveja

"A inveja é a amargura que se sofre por causa da felicidade alheia." (Cícero)
"A competição é a paixão das almas nobres; a inveja, o suplício das almas vis." (Jean-François Marmontel)
"A inveja não sabe esconder-se." (Luc de Clapiers, Marquês de Vauvenargues)
"Invejar é do queixoso e do doente; agradecer é do que está satisfeito." (Sêneca)
"A inveja nada mais é que o ódio à superioridade." (Paolo Mantegazza)
"O ciúme traduz o sentimento de propriedade, ao passo que a inveja mostra o instinto de roubo." (Autor desconhecido)
"O invejoso emagrece com a abundância do outro." (Horácio)
"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)
"Duas são as feras que em nós produzem mais danos: uma cruel e selvagem, a inveja; outra, mansa e doméstica, a adulação." (Juan Luis Vives)
"Os homens de mérito não precisam cuidar da sua fama; a inveja dos tolos e dos petulantes se encarrega de propagá-la."(Cándido Nocegal y Rodríguez de la Flor)
"A inveja é bastante justa, pois rói o invejoso." (Schottus)
"A inveja é pequena, mesquinha no seu modo de agir, mas gigantesca na sua intensidade." (Gustavo Barroso)
"Ciúme é querer manter o que se tem; cobiça é querer o que não se tem; inveja é querer que o outro não tenha." (Zuenir Ventura)
"Inveja é o ódio da felicidade alheia, ou dor que se sente no coração por causa do sucesso alheio." (Albertano da Brescia)
"A inveja é companheira da glória." (Cornélio Nepos)
"A inveja é sintoma de incompetência." (Autor desconhecido)
"Não há amizades, parentesco, qualidades nem grandezas que possam enfrentar o rigor da inveja." (Miguel de Cervantes)
"A peste ruim da inveja macula o nome ilibado." (Columbano)


Por Moisés Sampaio (www.moisessampaio.com)

Nenhum comentário: