quarta-feira, 10 de março de 2010

Ainda: DIA DAS Mulheres

POLÍTICA

MARINA SILVA

Candidata diz que Brasil está perto de ter uma mulher no poder


Pré-candidata do PV à Presidência da República, a senadora Marina Silva (AC) disse nesta terça-feira que o Brasil está perto de ter uma mulher como presidente da República depois de 500 anos de história.

Ao discursar em sessão do Congresso Nacional que comemorou o Dia Internacional da Mulher, Marina disse que a possibilidade de o país eleger uma mulher para o comando do país é consequência de conquistas da sociedade brasileira.

"Não é a toa que só após 500 anos de história de Brasil, tenhamos, pela primeira vez na história desse país --como diz nosso presidente Lula-- a possibilidade de termos mulheres na Presidência da República. E isso é uma conquista das mulheres por sua luta nos últimos cem anos, mas é também uma conquista particular da sociedade brasileira", afirmou.

Marina lembrou o início de sua vida política, especialmente o período em que chegou ao Senado, em 1995. A senadora disse que rejeitou a ideia de tornar folclórica a eleição de uma ex-seringueira, por isso lutou para não perder a sua identidade. Marina disse que enfrentou "desafios muito fortes", especialmente quando decidiu deixar o PT.

"Não foi algo fácil; foi algo sofrido, foi algo sentido. E a razão pela qual saí foi a mesma razão pela qual fiquei durante 30 anos: a defesa da minha causa. E qual é essa causa? É a causa que deve ser de todos nós homens, mulheres, jovens, crianças, direita, esquerda, centro, todos os homens e mulheres, a perspectiva de termos uma sociedade culturalmente diversa, politicamente democrática, economicamente próspera e socialmente justa."

Marina disse que o Brasil "está pronto" para fazer o grande debate de ter uma mulher em seu comando. "Não pelo fato de sermos mulheres simplesmente, mas pelas propostas que temos, por aquilo que acreditamos, por aquilo que defendemos e principalmente pela nossa capacidade de compatibilizar aquilo que dizemos e aquilo que fazemos", afirmou.

Em homenagem às mulheres, Marina leu um poema de sua autoria que retrata a realidade das mulheres. Intitulado de "Marias, Amélias e Madalenas", o texto fala sobre o sofrimento das mulheres em seu dia a dia.

Dilma

Além de Marina, outra pré-candidata à Presidência da República participou nesta terça-feira da sessão em homenagem ao Dia Internacional da Mulher no plenário do Congresso. A ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), pré-candidata do PT ao Palácio do Planalto, disse que o Brasil está preparado para eleger a primeira presidente da República mulher no país. Segundo a ministra, as mulheres têm qualidades "indispensáveis" para a política nacional.

"As mulheres são sensíveis, isso é qualidade. São práticas, sensatas e objetivas, isso é indispensável na política. E as mulheres são fortes, não se curvam à dor, aguentam os sacrifícios e não os temem. Sempre me perguntam se uma mulher está preparada para ser presidente. Eu digo que o Brasil está preparado para ter uma mulher presidente, e as mulheres também estão preparadas para isso", afirmou.

Por ser ministra, Dilma sentou ao lado de Temer e Sarney na cerimônia. Marina, por sua vez, ocupou uma cadeira na última fileira do plenário da Casa enquanto a ministra discursava --e proferiu o seu discurso depois que a petista já havia deixado o Congresso.

Fonte: Folha de São Paulo

Nenhum comentário: