domingo, 28 de março de 2010

A TEOLOGIA DO SAPATO





Onde estamos vivendo? Em que situação a noiva de Cristo se encontra. Vemos igrejas e mais igrejas, abarrotadas de fiéis, investindo milhões de reais em marketing, em propagação do evangelho através das mais modernas ferramentas de comunicação. É um receba daqui, receba de lá. Venha participar da campanha da vitória. É vitória, só vitória, libertação, maravilhas e prodígios.

Infelizmente vivemos dentro da igreja como ovelhas em meio a lobos, o pior é que esta visão deveria se ater somente aos crentes vivendo no meio do mundo secular. Mais não é bem assim, vemos no meio de nossos púlpitos verdadeiras competições. Para ver quem fala melhor, quem tem mais exegese, quem domina a homilética, ou quem faz mais milagres ou ganha mais almas. E eu ia me esquecendo que existem aqueles que competem com as roupas. Quem veste o melhor terno, a melhor gravata ou o melhor sapato.

Estes dias fiquei chocada, e me perguntei até que ponto uma doutrina eclesiástica pode impor a forma elegante que obreiro deve vestir. O fato é que um obreiro pela ausência de condições para adquirir um sapato social, começou a freqüentar os cultos usando um tênis. Fato que despertou o dirigente a chamar a atenção do vaso de tênis. Perceba que aqui não estou falando de usos e costumes que envolvem mulheres e afins, e sim falo da relação que existe entre uma pessoa que tem chamada para a obra de DEUS, sendo decepada pela falta de um sapato.

Acho que não temos a noção de como essa pessoa se sentiu, desprovido de qualquer capacidade financeira para adquirir um sapato. No mundo secular, valemos o que temos, na igreja a unção é medida pela sua veste.

Eu ainda não andei pelos confins dessa terra, mais ouço relatos de vários missionários que passam necessidade, lhes faltam condições para tudo, e mesmo assim, sem ajudar, a igreja insiste em mantê-lo no campo. Missionários e servos de DEUS que na maioria das vezes usam sandálias, chinelos em seus pés, um de uma cor e outro pé de outra cor. Mais estão firmes com as botijas cheias de azeite e com o coração em chamas pela obra do Senhor

Não seria muito mais fácil e sábio, ao invés de chamar a atenção do vaso sobre seu sapato, chegar e presenteá-lo com um sapato novo? Sim porque se o vaso não tem condições, mais é um dos poucos dentro da congregação que tem chamada verdadeira para a obra de DEUS, porque podar essa chamada por causa de um tênis?

A unção não se mede pelo vestido, pela gravata, ou pelo sapato. A unção vem da parte de DEUS, que usa as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias. Onde não precisamos de dinheiro para viver os sonhos de DEUS para nós, não precisamos de estruturas humanas para marcar uma geração, não precisamos de religiosidade para influenciar vidas, e muito menos hipocrisia para atrair a presença de DEUS, precisamos sim é de JESUS!


Na graça de Cristo
Chrisna Lima*

Nenhum comentário: